ATITUDE 630 – Torne o inglês uma rotina!
Muitos alunos quando começam a estudar inglês conosco dizem que não podem fazer um treino de conversação porque precisam primeiro aprender inglês para depois falar. Porém, quando observamos um bebê de poucos meses, vemos ele balbuciando, mostrando desde muito pequeno sua primeira intenção de comunicação. À medida que o bebê vai crescendo, ao redor do primeiro ano de idade, ele começa a falar as primeiras palavras no meio do balbucio. A aquisição da língua é feita através da fala.
Pessoas que são bem sucedidas na aquisição do inglês não tem medo de se expor, se comunicar ou falar, mesmo sabendo poucas palavras no início do processo de aprendizagem. Elas sempre criam oportunidades de falar inglês com outros para que possam colocar em prática o que eles conhecem da língua. Essas pessoas já se enxergam como fluentes e agem dessa forma. Como podemos desenvolver essa atitude então? Tornando o inglês parte da sua rotina! Veja as 7 dicas abaixo de como fazer isso:
- Coloque tudo na sua rotina em inglês: coloque o seu celular em inglês, o seu Waze em inglês, enfim, todos os seus aplicativos em inglês par você ir se familiarizando com a língua.
- Assista os seus filmes e séries em inglês. Escute música em inglês. Isso irá te preparar para o seu aprendizado.
- Simule conversas de inglês com você mesmo. Imagine-se conversando em inglês com outras pessoas. Quanto mais você se imaginar falando inglês, mais o seu cérebro vai entender que isso é natural para você e melhor será o seu aprendizado.
- Seja ousado. Tenha coragem de puxar conversas em inglês, mesmo que a pessoa não tenha o mesmo nível que o seu. Não perca a oportunidade de treinar a conversação em inglês.
- Tenha 3 pessoas na sua vida: Um mentor. Ter pessoas caminhando conosco na jornada rumo à fluência nos ajuda a manter o foco e a não desistir. Escolha alguém que tenha uma boa bagagem no inglês e que irá te auxiliar nesse processo.Colegas. Troque experiências com pessoas que estão na mesma jornada que a sua. Dessa forma, uma estimula o outro no crescimento do idioma. Um mentoriado.Tenha alguém que você possa ensinar. Segundo o pesquisador William Glasser, quando ensinamos para alguém algo que acabamos de aprender, nós conseguimos reter dessa 90% da informação. Aprenda ensinando, mesmo que sejam poucas coisas que você saiba.
- Seja público. Quanto mais pessoas souberem que você está na jornada rumo à fluência, melhor. Experimente colocar nas suas redes sociais que está aprendendo inglês, poste vídeos de você falando em inglês. Isso te dará coragem a falar inglês com qualquer pessoa.
- Crie o hábito de falar em inglês. Precisamos de 21 dias para criar um hábito novo. Portanto, crie rotinas diárias para a prática do inglês. O cérebro não entende palavras positivas, mas sim, atitudes positivas.
Não espere para colocar em prática pelo menos 1 dessas dicas. Segundo cientistas, para mudarmos algo em nossas vidas não podemos pensar muito, por isso, conte até 3 e faça! Dê o seu primeiro passo na sua jornada de fluência do inglês!
Veja ao vídeo.