Descubra 5 Mitos e verdades sobre o aprendizado do inglês
Mitos e verdades sobre o aprendizado do inglês
Muitos mitos permeiam conceitos sobre o aprendizado do inglês. Esses mitos trazem desinformação que podem atrapalhar o processo de aquisição do idioma.
Vamos desmistificar alguns deles?
1. Professor de inglês bom, só se for nativo.
Um bom professor de inglês precisa de 2 coisas fundamentais. A primeira, obviamente, é dominar o idioma. A segunda, é ter um excelente método de ensino. Você se sente preparado a ensinar português para um estrangeiro sem ter um método de ensino para aplicar na aula? O mesmo acontece com um professor de inglês nativo. Ele(a) também precisa de um método de ensino para usar em suas aulas. Portanto, não precisamos de um professor nativo para aprender inglês direito. Precisamos de um professor fera no inglês e com um ótimo método de ensino!
2. Primeiro eu preciso aprender as regras gramaticais para depois aprender a falar inglês corretamente.
Começar a aprender inglês estudando as regras gramaticais é aprender sobre a língua e não fazer a aquisição da língua. Aprender uma habilidade nova exige prática. Imagine se é possível aprender a nadar ou andar de bicicleta só observando outras pessoas, mas sem nunca pular numa piscina ou subir em uma bicicleta. O mesmo acontece no inglês. A aquisição da língua ocorre na prática, na conversação. O aprendizado das regras gramaticais se dá de forma natural, a medida em que a língua é adquirida.
3. Aprender inglês de verdade, só se for no exterior.
Esse é outro grande mito que muitos alunos acreditam. Estar no país onde o inglês é a língua nativa não é o suficiente para fazer a aquisição dele. Fazer um intercâmbio, onde muitas vezes o método é tão tradicional quantos os métodos daqui do Brasil, também não resolve. O que garante o sucesso na aquisição do inglês não é o país onde se está estudando, mas qual o método de ensino sendo usado e quanto o aluno se dedica ao processo.
4. Estou velho demais para aprender inglês.
Não existe um limite de idade para aprender uma nova habilidade. Inglês não é exceção a essa regra. Qualquer pessoa, com qualquer idade pode aprender uma segunda língua. Hoje sabemos que o aprendizado de uma segunda língua ajuda o cérebro a se manter saudável e a memória em dia. Portanto, não deixe a sua idade ser um motivo para desistir de aprender o inglês!
5. Inglês é difícil demais, eu tenho dificuldade.
Tudo o que é novo pode parecer ser um grande monstro na nossa frente. O que mais dificulta a aquisição do inglês não é a própria língua, mas sim o medo, a ansiedade, a insegurança, ou até mesmo o trauma com experiências de aprendizado anteriores. Ter uma mentalidade de crescimento, onde cremos que temos o potencial para aprender o inglês é fundamental para quebrar essas barreiras. Como sempre dizemos para nossos alunos, não existe nada fácil nem nada difícil. O que existe é pouca prática ou muita prática. Se parece ser difícil, então precisamos praticar até que fique fácil.
Não deixe que os mitos de inglês atrapalhem a sua jornada rumo à fluência! Venha para a The Immersion House e nós te ajudaremos na sua caminhada!