Inglês não é para você?
Um certo dia postamos um vídeo de dicas de inglês com o teacher Sam nas nossas redes sociais e uma pessoa deixou o seguinte comentário abaixo do vídeo: “Eu duvido que com essa cara de nordestino você consiga ensinar alguma coisa em inglês”. Você já ouviu uma frase infeliz dessas de alguém duvidando da sua capacidade ou do seu potencial?
Sabemos que essas frases não são verdadeiras. O aprendizado de uma segunda língua não depende de condição social, gênero, muito menos local de nascimento. Sabemos também que toda criança nasce com o potencial de aprender qualquer língua ensinada a ela. Basta ela ser estimulada na língua alvo. O nosso cérebro foi constituído de uma forma que podemos aprender qualquer coisa em qualquer idade, desde que nos empenhemos para isso.
Agora que estabelecemos que o inglês é para todo mundo, queremos deixar aqui algumas dicas para que a sua jornada rumo à fluência ocorra da melhor maneira possível. A primeira delas é: acredite em você mesmo. Segundo Henry Ford, se você acha que você consegue, você está certo e se você acha que não consegue, também está certo. Por isso, se você começar a sua jornada crendo que o inglês é difícil, que está velho(a) demais para aprender, ou até mesmo que só se aprende inglês estudando em outro país, você terá muito mais dificuldade de adquirir a língua porque já está certo(a) que irá falhar. Agora, se você tem uma mentalidade de crescimento, ou growthmindset, e entende que a aquisição do inglês é um processo que precisa de treino, esforço, foco e resiliência, a sua chance de sucesso é altíssima!
Em segundo lugar, entenda que essa jornada não virá sem erros. Os erros fazem parte do processo de aquisição do inglês e não há mal nenhum nisso. À medida em que se for crescendo na fluência, os erros serão menores. Não tenha vergonha de cometer erros na conversação. Cuide para não ser perfeccionista e aceite a suas falhas como parte do seu desenvolvimento do inglês.
Por último, aprenda a celebrar as pequenas conquistas! Comemorar o vocabulário novo aprendido, uma estrutura gramatical que você está usando corretamente ou aquela frase de uma música que você entendeu traz um renovo para a sua jornada rumo à fluência. Essas pequenas celebrações fazem com que o nosso cérebro entenda que a aquisição do inglês é algo prazeroso e isso facilita mais ainda esse processo!
E lembre-se, inglês é para todo mundo!
Veja o vídeo abaixo: