Vença o medo na hora de aprender inglês
Vença o medo na hora de aprender inglês
Ao longo de mais de 20 anos dando aulas de inglês, percebemos que uma das maiores dificuldades que os alunos tem para aprender uma segunda língua tem a ver com medo e insegurança além de ansiedade e estresse. Vemos que por mais que um aluno tenha muito conhecimento do inglês, na hora de falar, parece que dá um branco nele(a), tudo some da cabeça. Muitas vezes isso pode ter sido causado por um trauma anterior, como por exemplo já ter sido ridicularizado ao falar em público, seja em inglês ou não.
Isso acontece porque temos no cérebro uma estrutura chamada de amígdala. Ela detecta perigos e pode interpretar ações como falar em público ou falar inglês como uma ameaça. Nesse momento, ela comanda o corpo a produzir um hormônio chamado cortisol que nos coloca no modo de sobrevivência, onde queremos fugir dessa situação que foi interpretada como perigosa. Toda a vez que isso acontece, deixamos um registro negativo no nosso cérebro e cada oportunidade nova que temos para falar inglês se torna mais difícil.
Agora, o que precisamos fazer para mudar isso? O nosso cérebro é fantástico e através da neuroplasticidade ele consegue reorganizar memórias ruins e criar novas memórias boas. Como podemos fazer isso?
A primeira forma e se imaginar falando em inglês. Imagine-se conversando com nativos, dando palestras em inglês, viajando, fazendo aquela entrevista de trabalho. Mas não pare por aí. Converse em inglês com você mesmo. Faça isso durante uma caminhada, o banho, no intervalo do trabalho. Comece com palavras e frases curtas e vá se desafiando cada vez mais.
A segunda forma é respirando. Ao se deparar com uma situação estressante ou que cause ansiedade, respire fundo. Esse ato de respirar estimula uma parte do cérebro chamado de córtex pré-frontal, que é responsável por organizar emoções e isso te levará a tomar decisões com mais clareza.
Por último, aprenda a se divertir com o processo. Aprenda a rir de você mesmo, dos seus próprios erros. Faça isso antes que qualquer outra pessoa ria de você e tenha domínio dessa circunstância.
Coloque em prática essas dicas e seja o protagonista da sua jornada rumo à fluência do inglês!
Veja o vídeo abaixo: